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No dia 8 de outubro de 2024 o estande da Mútua parou por alguns minutos para o lançamento oficial do novo site institucional e do aplicativo da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.

Na busca constante pela qualidade e melhor atendimento aos profissionais do Sistema, a DIREX anunciou as novidades e comemorou o feito, visto que a importante entrega aconteceu com pouco mais de 30 dias após os novos diretores assumirem a gestão da Caixa, num esforço conjunto da nova gestão e dos colaboradores.

Com uma interface mais clean, moderna e interativa, o novo site conta uma ferramenta de inteligência artificial em sua página principal, a MIA, pronta para oferecer, de imediato, respostas para as dúvidas dos usuários. Outro diferencial é a atualização no portal do associado, que garante acesso facilitado aos boletos e dashboards que melhoram a visualização das informações pelo usuário.

A outra novidade é o APP da Mútua, uma ferramenta muito aguardada por todos. Com o aplicativo, os associados poderão ter acesso à Caixa de Assistência de forma ágil e dinâmica, pelo próprio celular e de onde estiver. A ferramenta foi lançada oficialmente e aguarda apenas a liberação das lojas de APP para que apareça disponível para download.

Juntos estamos construindo uma nova Mútua, mais moderna e com mais praticidade para você.

Eliane Damascena – ASCOM Mútua

Fotos: Marck Castro e Danilo Lima

Somados aos seus 40 anos de mutualista, Joel Krüger chega à Presidência da Mútua com uma trajetória ímpar, trilhada por poucos dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua. O engenheiro civil paranaense foi presidente do Conselho Federal de   Engenharia e Agronomia (Confea) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), nos Plenários desses dois órgãos atuou como conselheiro, foi presidente de entidades de classe, engenheiro civil da Prefeitura de Curitiba e já há vários anos é professor da PUC do Paraná. Sua experiência, dedicação e trabalho impecável mais uma vez estarão a serviço dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, agora na Caixa de Assistência. Krüger sintetiza como será sua gestão na Mútua: um trabalho integrado e coletivo.

Casado com a engenheira civil Poliana Krüger, tem três filhos e três enteados. Sua inserção no Sistema Confea/Crea e Mútua ocorreu no período em que esteve na Prefeitura de Curitiba. “Nesta época tive a oportunidade de ser sócio fundador da Associação de Engenheiros e Arquitetos da Prefeitura de Curitiba e das Empresas Coligadas, sendo o primeiro presidente dessa entidade, o que me fez ter uma relação mais próxima com o Crea-PR. Depois surgiu a oportunidade de ser conselheiro e fui seguindo dentro do Sistema. De conselheiro a presidente do Crea, a presidente do Confea, conselheiro federal e, agora, na Presidência da Mútua para esse mandato de 2024 a 2027”, relata.

Para falar mais sobre sua trajetória e as expectativas do trabalho na Mútua, o presidente Joel Krüger conversou com a equipe de Comunicação da Mútua:

Sua associação à Mútua ocorreu bem antes dessa aproximação com o Sistema. Essas quatro décadas como mutualista também ajudam agora em sua gestão como presidente?

Me tornei mutualista logo após minha formatura, em 1984. Já em 1985 era associado da Mútua, então são 40 anos de associação à entidade, sou mutualista. Sempre conheci a Mútua como mutualista, olhando de fora, e agora estou tendo a oportunidade de conhecer a Mútua olhando por dentro e, principalmente, agora tenho a oportunidade de ser o gestor e poder implementar novos benefícios e melhorar os benefícios que já temos.

Quais as expectativas do trabalho na Mútua?

A nova Diretoria está trabalhando de maneira muito integrada, trazendo muita inovação e muita tecnologia embarcada para melhorarmos para nossos mutualistas a qualidade e a quantidades dos nossos benefícios. Qualidade dos benefícios para que o associado possa ter, por exemplo, prazos mais curtos para receber os benefícios. Hoje temos situações que levam dias ou semanas para o mutualista receber o benefício e queremos reduzir esses prazos o máximo possível. E a quantidade com relação aos problemas orçamentários que temos em algumas Regionais que impedem de utilizarmos o valor máximo dos benefícios reembolsáveis ou até não termos os recursos em alguns momentos do ano para o nosso mutualista. Queremos resolver essa situação para que tenhamos, tanto em qualidade, como em quantidade, os benefícios reembolsáveis e não reembolsáveis à disposição dos mutualistas. Tenho certeza de que será uma gestão muito exitosa, muito amistosa, pacificadora e acolhedora e com um trabalho integrado em prol do nosso principal cliente, que é o nosso associado, o nosso mutualista.

Como está este início de gestão?

Estamos há pouco mais de um mês de gestão e estamos fazendo uma reestruturação interna.  Nossa área de planejamento está fazendo várias oficinas para construir um Planejamento Estratégico relativo à gestão 2024-2027 e ajustar o orçamento do ano de 2025 para termos um orçamento mais adequado às nossas reais necessidades. Nossos mutualistas podem ter certeza de que em breve teremos novidades de melhoria da entrega dos benefícios que hoje já existem e novos benefícios.

Fale um pouco sobre o trabalho integrado e coletivo que a Diretoria tem implantado e sobre a maior aproximação com as instâncias do Sistema.

Queremos uma gestão muito participativa. Hoje já implementamos algumas práticas nesse início de gestão. Temos reuniões mensais com os conselheiros federais, para que eles venham até a Mútua e, além de conhecer internamente a instituição, nossos programas e nossos benefícios com mais detalhes, também possam dialogar com nosso corpo funcional e para que possamos apresentar nossos projetos futuros para que tenhamos uma aprovação mais ágil e mais rápida no Conselho Federal e assim termos os 18 conselheiros federais e o presidente do Confea como parceiros da Mútua. A mesma situação estamos trabalhando com os diretores regionais, pois a Mútua é única e, assim, na realidade, temos uma equipe de cinco Diretores Executivos e 81 diretores e uma equipe de funcionários distribuída entre a sede e as 27 Regionais. Essa integração com os diretores regionais e nossa equipe está sendo fundamental para, novamente, organizar o planejamento estratégico e trabalhar de maneira mais integrada. E os presidentes de Creas, da mesma forma. Eles são fundamentais nesse processo e estamos fazendo reuniões de aproximação e alinhamento e participando do CP para que a gente possa dialogar. Todos são bem-vindos para construirmos uma nova Mútua nos próximos anos.

Como você gostaria de ver a Mútua daqui a três anos?

Queremos uma equipe motivada, um planejamento integrado para que possamos sempre oferecer o melhor ao mutualista. Recebemos uma Mútua e nós queremos entregar daqui a três anos uma Mútua muito melhor, não só por conta da Diretoria, mas pelo trabalho coletivo de todo esse time. Principalmente queremos o mutualista feliz e que ele possa reconhecer o valor da Mútua. Precisamos, na verdade, agregar valor às nossas atividades para que o nosso mutualista reconheça o valor de ser associado. Que não precisemos mais fazer campanhas de associação de novos mutualistas, que eles venham naturalmente se filiar à nossa Mútua. Agregar valor! Isso que queremos e que esse valor seja perceptível. Que os profissionais possam dizer: vou me filiar à Mútua porque eu tenho muitos benefícios e quero usufruir desses benefícios. Uma Mútua melhor para todos! Esse é nosso objetivo para daqui a três anos.

Equipe de Comunicação da Mútua

 

 

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Para os engenheiros, geólogos e agrônomos, essa conscientização é ainda mais crucial. É fundamental entender que a segurança no trabalho não é apenas uma obrigação legal, mas um compromisso ético e humano. Cada vida perdida ou acidente evitável nos lembra da necessidade de implementar medidas preventivas, investir em treinamento e promover uma cultura de segurança em todos os níveis.

A Mútua, a Caixa se Assistência dos Profissionais do Crea, desembarcou em Salvador para a 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que começou na noite desta segunda-feira (7/10).

Pautada pela temática diversidade, a Mútua trouxe para os mais de cinco mil semanistas reflexões fundamentais sobre inclusão e a importância do respeito às diversas formas de ser e viver.

Com saudações especiais a todos, o presidente da Mútua, eng. civ. Joel Krüger, ressaltou a importância da participação maciça dos profissionais na Semana Oficial e de cada uma das instâncias do Sistema: conselheiros federais, presidentes de Creas, diretores da Mútua e presidentes das entidades de classe.

Joel Krüger, presidente da Mútua

“Mais do que quantidade, o sucesso da Soea se deve pela qualidade, e isso passa pelos palestrantes, mas, acima de tudo, por vocês. Então, agradeço a todos que puderam estar nesta Soea”, afirmou o presidente da Mútua na solenidade de abertura.

Como coorganizadora do evento, a Mútua investe cerca de 7 milhões em diversas frentes ligadas à Soea: aporte de recursos ao Crea anfitrião, contratação de palestrantes e influenciadores, apoio aos Creas para participação das delegações, campanhas nacionais de divulgação, fomento à participação dos diretores regionais e convidados, entre outras.

A palestra magna de início desta 79ª edição, com o especialista em inovação e empreendedorismo Tiago Mattos, por exemplo, foi patrocinada pela Caixa de Assistência.

Estande da Mútua

A ExpoSoea é outra grande atração da Semana Oficial, reunindo estandes dos Crea, do Confea e da Mútua. O espaço da Caixa de Assistência, sempre um dos mais movimentados, este ano também respira e pulsa diversidade, um conceito que abrange aspectos como gênero, raça, etnia, orientação sexual, deficiência e etarismo.

“É essencial que profissionais da engenharia e da agronomia se unam para criar um ambiente que respeite e valorize a diversidade”, disse o presidente da Mútua, Joel Krüger. “Nós, na Mútua, acreditamos que a força da nossa categoria reside nas suas diferenças, e é nosso dever fomentar isso em todos os espaços”, reforçou ele.

Presença constante no estande da Mútua, Krüger e os diretores Evânio Nicoleit (Benefícios), Edson Kuwahara (Financeiro), Carlos Xavier (Administrativo) e Emanuel Mota (Tecnologia) recebem os profissionais e lideranças, apresentam as novidades da gestão e ouvem as necessidades dos associados.

Além disso, a equipe de colaboradores da Mútua presta atendimento aos semanistas, e representantes de instituições parceiras, como a Mag Seguros, Extramed, Qualicorp, Unimed Seguros e a Dynamus, marcam presença no estande da Caixa de Assistência.

Alline Abreu – Equipe de Comunicação da Mútua

Fotos: Marck Castro e Danilo Lima

Após o sucesso da primeira fase em Salvador, a Força-Tarefa Nacional de Fiscalização organizada pelo Sistema Confea/Crea avança para sua segunda etapa. Entre os dias 2 e 6 de setembro, as ações de fiscalização serão realizadas nos estados do Pará e de Roraima. O foco agora é a área agronômica, com destaque para a fiscalização de empreendimentos rurais e unidades armazenadoras de grãos.

Presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija, e o gerente de Relação com o Profissional e Fiscalização do Confea, Igor de Mendonça

 

A primeira fase, ocorrida em Salvador, de 17 a 19 de junho, foco teve como objetivo garantir a segurança do trabalho em altura, com mais de 80 vistorias em obras da construção civil. A iniciativa, que contou com a participação de fiscais de diversos estados, foi elogiada pela sua integração e pela troca de conhecimentos entre as diferentes regionais do Crea.

Na segunda fase, além da fiscalização agronômica, serão verificadas as conformidades das Normas Regulamentadoras (NR) 31, que trata da segurança e saúde no trabalho na agricultura, e da NR 33, relacionada ao trabalho em espaços confinados. O gerente de Relação com o Profissional e Fiscalização do Confea, Igor de Mendonça, destaca que o principal desafio será o planejamento integrado das ações entre os dois Creas envolvidos. "A expectativa é que a fiscalização educativa impulsione tanto os profissionais quanto os empreendedores a buscarem o cumprimento da legislação, reduzindo riscos sociais, ambientais e patrimoniais", afirma Mendonça. 

A segunda fase da força-tarefa reforça o compromisso do Sistema Confea/Crea com a segurança e a valorização profissional em todo o Brasil.

 

Gabriela Arruda
Equipe de Comunicação do Confea